Menu

Clap Switch - V1.0

Um dos primeiros circuitos criados para automação residencial foi o clap-switch, ou interruptor por palma. Este circuito se tornou muito popular devido a cenas de filmes que mostram lâmpadas acesas por palmas, despertando a curiosidade de muitos.

Neste artigo é mostrado o desenvolvimento de um protótipo de um circuito interruptor por palma. Por se tratar de um protótipo didático, a potência do circuito apresentado não é suficiente para acender uma lâmpada, mas é capaz de acender um LED, como será mostrado. Entretanto, o circuito pode ser modificado para que tenha a capacidade de acionar cargas maiores.


O circuito do interruptor por palma, é simples e baseia-se em receber o sinal de entrada do microfone, amplificá-lo, filtrá-lo e convertê-lo em um pulso. Este pulso será lido por um contador década que acionará a carga, no caso, o LED.

Para este projeto é importante o conhecimento prévio de assuntos como filtros (Quick Aula de Filtros), transistores em zona de amplificação e saturação, e contadores em anel.

Antes de baixar o artigo, esquema do circuito e layout da placa veja o vídeo de demonstração.



Abaixo seguem os links para download:

19 comentários:

  1. putz, q massa cara, parabéns pelo blog ... como fica esse circuitinho da bateria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. A fonte de alimentação vista no vídeo é uma fonte sem transformador. Você pode aprender mais sobre esse tipo de fonte nesta outra postagem nossa: http://protocoloj.blogspot.com.br/2014/02/fontes-sem-transformadores.html

      Excluir
  2. No lugar do LED tem como substituir por um Relé para ligar/acender algo de 220V por exemplo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim é possível fazer esta substituição, basta colocar no lugar do LED um transistor para chavear a bobina do relé. Porém também é possível utilizar um TRIAC para chavear cargas AC. Em breve estaremos atualizando o post com o processo de ligação de cargas AC. Acompanhe :D

      Excluir
  3. olá...posso usar o CI 7474 q eh o Flip flop D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode sim fazer a substituição. O CI 4017 também possui flip-flops D . Até mais!

      Excluir
  4. Bom Dia! estava dando uma olhada no esquema do circuito e levantou uma duvida a onde sair a fonte de alimentação deste circuito, poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O positivo da fonte de alimentação deve ser conectado ao ao pino PBAT1 e o negativo ao pino PGND1

      Excluir
  5. cara gostei muito mas ñ conseguir montar meu esquema preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  6. pode deixar a lista de material e a planta desse esquema estou com duvida qual lado do transistor

    ResponderExcluir
  7. olá amigo, pode me informar os valores do transistor e do relé, no caso,se eu for acionar a lampada do meu quarto ( tensão da região 110v )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O transistor pode ser qualquer um de uso geral. Via de regra costumo utilizar o BC327 ou BC557 para PNPs e o BC337 ou BC547 para NPNs. Em relação ao relé pode ser qualquer um que suporte a tensão de 110V sobre os contatos, a tensão da bobina do relé depende da tensão de alimentação, se vc for alimentar com 12V então a bobina deve ser para 12V.

      Excluir
  8. parabéns pelo post, mas não tinha um local de download pior que esse não?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Você poderia me informar qual a tensão dos capacitores?

    ResponderExcluir
  11. bom dia, você tem o layout do circuito no Proteus?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, estou tentando baixar, mas fica pedindo pra fazer download do djair.apk, no download do 4 shared diz que link é inexistente!?

    ResponderExcluir