Menu

Robô Seguidor de Linha Analógico - V1.0 - ATUALIZADO

Este projeto tem como alvo principal os iniciantes em eletrônica (mas pode ser bastante útil para os leitores que já dominam a área), pois o mesmo aplica um circuito simples para resolver uma tarefa que muitos julgam como difícil, Robôs Seguidores de Linha.




Um robô seguidor de linha é uma máquina capaz de seguir um percurso demarcado por uma linha de cor oposta ao do plano sobre a qual foi pintada. Em geral utiliza-se o padrão da linha preta sobre o fundo branco, pois isso facilita a impressão de percursos elaborados em competições de robótica.

Muitos preferem utilizar um microcontrolador para dar vida a estas pequenas máquinas comuns nas competições de robótica, porém ao mesmo tempo que estas técnicas oferecem uma maior liberdade por meio da programação, também afastam alguns interessados que ainda não tiveram a oportunidade de chegar a este nível.

Este projeto mostra um circuito completamente analógico (com exceção do NE555) que utiliza filtros e amplificadores simples para chavear os motores do robô.

Antes de baixar o artigo, esquema do circuito e layout da placa veja o vídeo de demonstração, é só 36 segundos :)



Abaixo seguem os links para download:

13 comentários:

  1. tem como postar fotos do seguidor de linha de outros angulos, e como eu ligo os motores aos semsores, e onde fica a entrada p por a bateria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estaremos postando novas fotos ou um vídeo explicativo sobre a motagem do robô em breve.

      Excluir
    2. Se tiver como postar este video/imagens o mais logo possível, seria ótimo, fiquei muito entusiasmado com este projeto, e quero colocar ele em prática em uma competição de robótica

      Excluir
    3. Olá, tentaremos atualizar a postagem o mais breve possível, porém todos os nossos integrantes estão ocupados com o final do semestre letivo da Universidade. Agradecemos pelo interesse e paciência.

      Excluir
    4. tens algum meio para nos contatarmos, facebook email, coisas do tipo?

      Excluir
    5. Você pode nos adicionar no face no perfil: https://www.facebook.com/protocoloj.jlot
      E pode seguir nossa página:
      https://www.facebook.com/pages/ProtocoloJ/1422561001327340

      Excluir
  2. os leds ficam perto do foto transistor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o LED e o fototransistor ficam um ao lado do outro.

      Excluir
  3. parabens pelo projeto, para formar os fotos transistor usado são os til 78 e as duas leds qu ficam perto do lm555 são os til 72 , como conector e receptor? me responda o mais rapido possivel por gentileza amigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser estes modelos sim. Mas qualquer outros modelos de LED IR e fototransistor/fotodiodo deve servir. Normalmente o fototransistor/fotodiodo tem a aparência de um LED, o mesmo deve ser ligado como se estivesse inversamente polarizado.

      Excluir
  4. ops como receptor e emissor ?

    ResponderExcluir
  5. amigo posso usar o ldr no foto transisitor , e os dois leds vermelhos que são os que estao ligados no ci lm555?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ldr não serve para essa função pois o mesmo é muito lento para esta aplicação.

      Excluir