Menu

Ladrão Joule

Os Diodos Emissores de Luz (LED) são componentes muito difundidos hoje em dia, os mesmos possuem muitas aplicações. Uma das aplicações mais básica é o uso do LED em lanternas. Porém existe uma limitação no uso dos LEDs com baixas tensões como a tensão padrão das pilhas, que é 1,5 Volts. Normalmente os LEDs precisam de tensões acima de 2 Volts e correntes em cerca de 20 mA para funcionar corretamente. A solução mais simples para este problema é alimentar o LED com uma associação de pelo menos duas pilhas em série, isso fornecerá uma tensão de 3 Volts para o componente e o fará funcionar.

Porém há uma forma de alimentar um LED através de uma única pilha, e esta pode até mesmo não estar com a carga total. Esta outra solução é um conversor CC/CC elevador de tensão chamado de Ladrão Joule (Joule Thief no título original em inglês).

O Ladrão Joule é o que se pode classificar como oscilador de bloqueio, do inglês Blocking Oscillator, esse tipo de oscilador funciona com base na realimentação positiva causada pelo indutor acoplado que é posto numa configuração de antiparalelo.    As bobinas do indutor acoplado tem papel fundamental no circuito do Ladrão Joule, pois além de as mesmas serem fundamentais na função de auto-oscilação, uma parte delas armazena energia para o funcionamento como conversor elevador de tensão.



Para visualizar as instruções de montagem assista o vídeo abaixo:

Algumas fotos:


O Ladrão Joule elevando a tensão de uma célula galvânica (Cu + Zn em HCl + Água). 

O funcionamento padrão do Ladrão Joule com uma pilha usada.

Não esqueça de baixar o artigo com a explicação completa do funcionamento deste circuito: 





2 comentários:

  1. Parabéns pela disponibilidade e desprendimento ao repassar seus conhecimentos.
    Tenho uma pergunta. Se tiver tempo para responder, agradeço antecipadamente:
    O núcleo de frite pode ser substituído por um bastão de ferrite ?
    Muito Grato,
    Osvaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo, ficamos muito gratos pelo elogio, é muito gratificante receber o reconhecimento dos leitores. Nós, da Equipe ProtocoloJ, nos esforçamos cada vez mais para trazer artigos e projetos interessantes e de forma objetiva e descomplicada. Quanto a sua pergunta, a solução está na saturação do material magnético, neste caso a ferrite. Para que o processo de oscilação ocorra é necessário que o núcleo do indutor sature, com um bastão de ferrite parte do núcleo será o próprio ar. Desta forma será bem mais difícil ocorrer a tão desejada saturação. Contudo, não é difícil de encontrar esses núcleos toroidais de ferrite, toda fonte chaveada tem. Você pode encontra-los também em placas de circuito de lâmpadas fluorecentes compactas, pode desmontar as queimadas.

      Esperamos ter respondido a sua dúvida, qualquer coisa é só entrar em contato que tentaremos responder o mais breve possível.

      Excluir