Menu

Conversor CC/CC Elevador de Tensão (BOOST)

Fontes chaveadas, conversores CC/CC e outros circuitos de alimentação utilizam tecnologias diferentes para converter uma tensão de entrada em um valor diferente de tensão de saída, procurando sempre o máximo de estabilidade e eficiência.




Os reguladores chaveados ou conversores são estruturas estáticas feitas de interruptores ativos e idealmente sem perdas que convertem uma tensão contínua em outra com certa magnitude. O controle do chaveamento pode ser feito através da modulação por largura de pulso (PWM), onde se pode controlar o fluxo de carga alterando a largura de um pulso aplicado no transistor e alterar o tempo de condução e o tempo de corte em uma freqüência fixa.


Um exemplo de conversor CC/CC é o conversor Boost que tem a finalidade de elevar a tensão de saída sem a utilização de um transformador. O circuito desse tipo de conversor está exposto a seguir.


Devido a um único transistor, ele tem uma eficiência elevada. A corrente de entrada é contínua, no entanto, um alto pico de corrente tem de fluir através do transistor de potência.


Na prática, os conversores estáticos podem causar problemas de ruídos, se não forem bem dimensionados, devido ao chaveamento ou grandes ondulações na tensão de saída, porém são bem mais eficientes que os conversores lineares e são mais utilizados que qualquer outra configuração quando se trata de projeto de fonte de alimentação. Além do mais as ondulações na saída podem ser controladas por filtros capacitivos.


Portanto um estudo aprofundado sobre o modo de funcionamento e dimensionamento deve ser realizado. Nesse artigo, trazemos um estudo detalhado sobre todas as características do conversor Boost, e também um exemplo prático para que todas as possíveis dúvidas sejam erradicadas.


Abaixo seguem os links para download:







Nenhum comentário:

Postar um comentário